Busca interna
 
 
 
19/11/2009
Beleza e saúde se põe na mesa (Entrevista à Revista Tribuna do Norte Apucarana)

 

Nós somos aquilo que comemos. A cada dia que passa essa afirmação toma mais força. Obesidade, pressão arterial, diabetes. Esses três fatores estão relacionados ao surgimento de uma série de problemas de saúde. Do outro lado, a ciência comprova cada vez mais o poder de determinados alimentos na prevenção de doenças como o tomate, a soja e as frutas.

Some-se a esse caldeirão de fatores a busca incessante pela beleza e pelo corpo perfeito que é a marca dos nossos dias e, paradoxalmente, o crescimento vertiginoso do número de pessoas, incluindo crianças, acima do peso, que chegamos perto da difícil tarefa que a alimentação se tornou. Refeições rápidas demais, gordura trans e pouca gente se alimentando em casa. Para tentar orientar na superação desses desafios diários, a Revista da Tribuna do Norte entrevistou a nutricionista Silvana Pupo.

Na reportagem, a especialista afirma que há jeito sim de driblar a falta de tempo e as ofertas do mercado de guloseimas e adotar uma alimentação saudável e equilibrada.


“A reeducação alimentar ensina como lidar com o que o mercado oferece e, ao mesmo tempo, como desenvolver uma alimentação equilibrada.”

REVISTA DA TRIBUNA – As mulheres são bombardeadas todos os dias com uma nova dieta, é a dos pontos, do sangue, dos carboidratos etc. è recomendável segui-las, ainda que você esteja apenas um pouco acima do peso?
Silvana Pupo – Os “seguidores” de dietas infalíveis, como por exemplo, a dieta de baixo consumo de carboidratos, dieta da sopa, dieta líquida, dieta das cores e outras do gênero, tendem a idealizar grandes resultados a curto prazo, mas como elas não contêm todos os componentes de uma dieta saudável e não podem ser mantidas por muito tempo, a manutenção do peso também ocorre a curto prazo, recuperando muitas vezes até mais do que seu peso anterior. O paciente só responderá ao tratamento se a dieta respeitar alguns aspectos importantes como: sua faixa etária, seu sexo, seu nível de atividade física, seu estilo de vida e seus hábitos alimentares (os horários das refeições, suas preferências e aversões alimentares), visto que dietas publicadas em revistas, ou que foram prescritas para outra pessoa e dadas a você desconsideram a realidade de cada indivíduo, podendo resultar em quadros sérios de deficiência de nutrientes.

RT Você recomenda alguma dessas dietas milagrosas, qual?
Silvana Pupo – Recomendo sempre a Reeducação Alimentar e não somente uma dieta. A reeducação alimentar ensina como lidar com tudo o que o mercado oferece e, ao mesmo tempo, atingir as metas que todos temos como desenvolver uma alimentação equilibrada e conseqüentemente controlar o peso e se manter saudável.

RT – A maioria das pessoas sabe que a restrição de carboidratos faz mal à saúde a longo prazo, mas para emagrecer todo mundo acaba aderindo a primeira dieta que aparecer. No seu consultório você já se deparou com casos de pessoas que prejudicaram seriamente a saúde por conta disso?
Silvana Pupo – Sim. Infelizmente as pessoas não têm consciência dos riscos que esta dieta traz. As dietas sem carboidratos, também chamadas de “Cetogênicas”, promovem elevação dos níveis de ácido úrico, diminuição dos níveis de potássio “o que facilita o aparecimento de arritmias cardíacas”, agrava problemas renais, eleva lipídios sanguíneos, facilitando uma coronariopatia (doença do coração), além de contribuir para um estado de fadiga, “contribuir para o sedentarismo”, pois a pessoa se sente fraca e ainda causa desidratação. É rotineiro casos de depressão, pela falta de energia. O carboidrato é muito importante para a manutenção da utilização da gordura corporal. Sem eles não seria possível a queima de gordura. Costuma-se dizer que “as gorduras queimam numa chama de carboidratos”. Se retirarmos o carboidrato da dieta, o organismo tem dificuldade de aproveitar a proteína e a gordura, por isso há o emagrecimento. Como podemos ver, perder peso, mas também saúde, o que não deveria acontecer.

RT – Hoje as pessoas procuram um nutricionista pela questão da saúde ou da vaidade?
Silvana Pupo – Na realidade os dois motivos se misturam bastante, pensando na estética, conseqüentemente você terá melhora na saúde e vice-versa. Existem casos de pacientes que já possuem alguma patologia, algum tipo de doença e precisam tratar, assim como pessoas saudáveis que querem continuar se mantendo saudáveis.

RT – Ao que parece, ao mesmo tempo, que a sociedade parece estar demonstrando maior importância à alimentação correta, por outro, nunca as pessoas sofreram tanto com obesidade. O que causa  isso?
Silvana Pupo – As pesquisas sobre obesidade se multiplicam, com dados cada vez mais alarmantes, mostrando um aumento considerável no número de pessoas com o problema, independentemente da idade. Tem atingido muitos jovens, se tornando uma preocupação mundial. Entre adultos brasileiros o índice de obesidade também é alto. Atinge, em média, 40% das pessoas nessa faixa etária, ou 38,8 milhões de pessoas. Não há uma causa específica, mas várias, é um conjunto de fatores. São inúmeras as razões que levam á obesidade - falta de atividades físicas, alimentação desregulada, excessos de gordura e guloseimas, pré-disposição genética, estresse e muitos outros fatores. O que quase nunca são levados em consideração são os motivos emocionais e psicológicos, que também são responsáveis pelo excesso de peso. Lembrando que não há uma regra para reduzir peso. Cada caso deve ser analisado e tratado individualmente.

RT – Qual o segredo de uma boa alimentação? O que , de fato, não devemos fazer de jeito nenhum?
Silvana Pupo – Não há segredo para uma boa alimentação, na realidade é bem mais fácil do que se pensa. Não devemos ser radicais e nem usar o proibido como forma de controle, mais sim a moderação. É preciso que haja um posicionamento em relação a tudo o que  o mercado alimentício oferece hoje, precisamos ter uma alimentação saudável por diversos dias para que de vez em quando possamos abrir uma exceção.

RT – A correria do dia a dia e o fato de muitas pessoas de alimentarem exclusivamente fora de casa é uma das principais dificuldades para quem quer manter uma dieta. Nesse caso, como fugir do sanduíche e da comida rápida?
Silvana Pupo – O importante neste caso é escolher onde comer, hoje a maioria dos restaurantes oferece saladas variadas, grelhados e os restaurantes por quilo são excelente opção e o tempo para nos servir é o mesmo de pedir um lanche, então, mesmo que o tempo seja curto se estamos focados a se alimentar melhor isso se torna possível. Lanches saudáveis também são boas opções, lanches com pão sírio, atum, frango desfiado e salada, hoje também já encontramos com mais facilidade.

RT – Hoje outra grande preocupação se volta às crianças. Você é a favor do controle das cantinas escolares?
Silvana Pupo – Cerca de 30% das crianças apresentam algum grau de sobrepeso. No Brasil, 7% a 15% já estão obesas, dependendo da região e da classe social. Nos Estados Unidos, o número de casos dobrou na última década, sendo cada vez mais comum tratarmos crianças com colesterol elevado, pressão alta. A preocupação com aquelas que estão dentro do peso ideal, mas com a alimentação desequilibrada também deve existir. Antes as crianças chegavam a comer salgadinhos, frituras, refrigerante diariamente nas escolas, hoje o controle nas cantinas oferece suco natural, salgados assados e até salada de frutas. A mudança foi para melhor sem dúvida.

RT – Como orientar as crianças?
Silvana Pupo – Deve-se começar sempre pelo exemplo. A presença e a participação dos pais são fundamentais. Não adianta tentar convencer as crianças a comer corretamente se os pais não respeitarem as próprias regras. Organizar em casa os horários de alimentação e não deixar o consumo de guloseimas entre as refeições já é um grande passo. Não é preciso impor, mas explicar qual o motivo da troca. Devido a violência atual, aos jogos eletrônicos, TV, computador, as crianças ficam muito mais dentro de casa e sedentárias. É preciso mais incentivo para as brincadeiras comuns, as crianças precisam se exercitar mais.

RT – Quais os cuidados que a mulher grávida deve ter na alimentação?
Silvana Pupo – A alimentação deve oferecer vitaminas e minerais, como cálcio, ácido fólico, vitamina C, D e várias outras. O consumo de carboidratos, proteínas e gorduras também deve ser equilibrado para que não haja ganho de peso excessivo, pois o problema não é somente emagrecer depois, mas no período da gravidez desenvolver diabetes ou pressão alta que pode levar ao aborto. Também não é permitido fazer “dieta” neste período, e sim, o controle alimentar com acompanhamento para atingir bom ganho e peso e qualidade alimentar ao mesmo tempo.


"Veja receitas saudáveis em RECEITAS em nossa home"

 

.................................................................................................................................................
  GALERIA DE MATÉRIAS
Postado dia 31/03/2014

Matérias
  Postado dia 22/03/2014

Matérias
Postado dia 20/03/2014

Matérias
  Postado dia 19/03/2014

Matérias
Postado dia 17/03/2014

Matérias
  Postado dia 04/03/2013
Meu filho não come: o que há de errado?
Matérias
Postado dia 15/08/2012
OBESIDADE INFANTIL: Fique Atento!
Matérias
  Postado dia 15/06/2012
10 Alimentos para Viver Mais e Melhor!
Matérias
Postado dia 25/05/2012
Oito alimentos que auxiliam no funcionamento da tireoide
Matérias
  Postado dia 10/04/2012
Vitaminas e Minerais - Refeições coloridas no seu dia-a-dia
Matérias
Postado dia 15/03/2012
QUARESMA - Dicas para substituir a carne vermelha neste período
Matérias
  Postado dia 21/01/2012
Proteja-se do Sol Comendo!
Matérias
Postado dia 23/08/2011
Cálcio Emagrece!
Matérias
  Postado dia 23/08/2011
O Poder das Fibras
Matérias
Postado dia 10/04/2012
A Importância do Ômega-3 na Capacidade Mental
Matérias
  Postado dia 23/08/2011
Cosméticos para Comer e Beber!
Matérias
Postado dia 17/03/2011
Os benefícios do alimento da quaresma: O Peixe
Matérias
  Postado dia 17/01/2011
Evite os alimentos embutidos e industrializados
Matérias
Postado dia 18/10/2010
Preparações leves para os dias quentes!
Matérias
  Postado dia 12/12/2011
Corte da rotina os seis hábitos que fazem você comer demais
Matérias
Postado dia 30/07/2010
Substitua gelatina por Ágar-ágar
Matérias
  Postado dia 21/05/2010
Quer perder Peso, não espere o verão, comece já!
Matérias
Postado dia 20/04/2010
Dicas para manter a imunidade e não engordar no inverno!
Matérias
  Postado dia 01/04/2010
Conheça os prós e contras do chocolate, suas calorias e como queimá-las
Matérias
Postado dia 13/03/2010
Aproveite o melhor das frutas no verão mais quente dos últimos anos
Matérias
  Postado dia 04/11/2009
"Mitos e Verdades sobre Nutrição" (Entrevista ao Jornal Tribuna do Norte)
Matérias
Postado dia 22/10/2009
O verão está chegando! Aproveite de forma saudável...
Matérias
  Postado dia 13/10/2009
Entrevista sobre Nutrição Estética (MultiTv Maringá)
Matérias
Postado dia 26/09/2011
Nutrição e Longevidade
Matérias
  Postado dia 30/09/2009
Betacaroteno Atrai Juventude
Matérias
Postado dia 25/09/2009
Entenda o Metabolismo e Como Ele Funciona
Matérias
  Postado dia 23/09/2009
O que é Pirâmide Alimentar?
Matérias
Postado dia 15/09/2009
ORTOREXIA: a obsessão por alimentos naturais
Matérias
  Postado dia 15/09/2009
A Medida Correta Para a Reeducação Intestinal
Matérias
Postado dia 03/09/2009
Transtornos Alimentares
Matérias
  Postado dia 31/08/2009
Cálcio: força para seus ossos e dentes
Matérias
Postado dia 28/08/2009
Consumo de linhaça deve estar associado à dieta saudável
Matérias
  Postado dia 24/08/2009
Pai Britânico inventa "sanduíches-esculturas" para fazer filho comer
Matérias
Postado dia 21/07/2009
Número de obesos cresce na região.
Matérias
  Postado dia 08/05/2009
Água ou Coca-Cola?
Matérias
Postado dia 09/03/2009
Gorduras - As Vilãs da Obesidade, mas elas não agem sozinhas...
Matérias
  Postado dia 09/03/2009
DIET X LIGHT
Matérias
Postado dia 11/10/2008
Nutrição no Combate ao Estresse
Matérias
  Postado dia 11/10/2008
Alimentos X Bom Humor
Matérias
Postado dia 11/10/2008
Obesidade Infantil - Quando a criança deve emagrecer
Matérias
  Postado dia 11/10/2008
Cuidado para não alimentar muito nem pouco o seu bebê
Matérias
Postado dia 11/10/2008
Nutrição e Atividade Física
Matérias
  Postado dia 11/10/2008
Obeso? Eu?
Matérias
..................................................................................................................................................
PARCEIROS
....................................
 
 

Equilibrium - Terapias Integradas 
Rua Cel. Luiz José dos Santos, 33 • Bairro 28 de janeiro • Apucarana - Pr
Fone: (43) 3122-2022
silvanapupo@yahoo.com.br

Todos os direitos reservados © 2008 - Desenvolvimento Agência Mega Peres

air Peres diretor de marketing da Agência Mega Peres